Busca 🔍
Procurando algo em específico? Digite marcas, modelos, componentes ou termos sobre o conteúdo que você quer encontrar!

Ou escolha uma marca de Notebook:

Acer Apple ASUS Dell Lenovo HP Samsung
Texto por:

Intel Lunar Lake
Nova Geração de Processadores com IA chega no terceiro trimestre de 2024

Nesta segunda-feira (20 de maio de 2024), a Intel revelou o lançamento da próxima geração de processadores de codinome Lunar Lake para o terceiro trimestre de 2024. Os novos chips dedicados para notebooks se destacam pelo foco em Inteligência Artificial e dão sequência ao sucesso dos modelos de codinome Meteor Lake (os quais vêm fazendo sucesso e já equipam mais de 7 milhões de laptops vendidos até Maio de 2024), de modo que a fabricante pretende comercializar 40 milhões de processadores para PCs com IA este ano.

Resumo Intel Lunar Lake

A nova linha de processadores Intel focada em Inteligência Artificial se destaca por novidades de hardwares, como os novos núcleos de Peformance e Eficiência, a nova GPU dotada de recursos para IA (e que ainda pode ser até 50% melhor que a da série Meteor Lake) e uma NPU muito mais poderosa. Os produtos de codinome Lunar Lake também são focados em melhorias de eficiência energética (para o uso prolongado da bateria) e a compatibilidade com mais de 500 modelos de linguagem, sendo o maior conjunto de ferramentas e aplicações para PC com IA.

Que tal seguir o Dica de PC no instagram?

intel lunarlake novidadesFonte: Divulgação/Intel - Novidades Intel Lunar Lake

Quais as novidades do Intel Lunar Lake?

Em questão de hardware, a plataforma Intel Lunar Lake se destaca pela chegada de novos núcleos de Performance (Lion Cove) e Eficiência (Skymont), que prometem melhorias de performance e redução no consumo de energia para o uso de apps do dia a dia. Traduzindo: são processadores mais "rápidos" e econômicos, que vão atender melhor suas demanas e possibilitar o uso prolongado do notebook nas atividades comuns, seja no uso de softwares como Microsoft Office, em videochamadas ou em apps específicos, como os da Adobe.

Além da parte de CPU, a Intel também revela a chegada de uma GPU inédita em notebooks, que traz núcleos Xe 2 com novas Engines Intel XMX para Inteligência Artificial. O novo chip gráfico dessa plataforma entrega mais de 60 TOPS (Trilhões de Operações), o que se traduz em um salto significativo tanto para jogos quanto para aplicações gráficas (como edição de vídeo). Logo abaixo, há mais informações sobre o salto de performance em benchmark.

intel lunarlake topsFonte: Divulgação/Intel - TOPS Intel Lunar Lake

Outra novidade está na parte de IA, com uma NPU que entrega mais de 45 TOPS. O número pode não significar muito em termos técnicos, mas a promessa é de um aumento superior de performance em IA que chega a 3 vezes ao da atual geração. Combinando tudo, a plataforma Lunar Lake poderá entregar mais de 100 TOPS para as aplicações mais exigentes. Com o uso de empacotamento Intel 3D, que permite combinar diferentes processos na fabricação e, por consequência, criar dispostivos mais finos e leves, a linha Lunar Lake dará continuidade aos avanços de notebooks cada vez mais portáteis e versáteis.

Performance Intel Lunar Lake: Benchmarks e Comparativos

Em questão de performance, a Intel afirma que tem produtos mais rápidos que os modelos Ryzen 7 8840U e Snapdragon X Elite. Tais testes foram feitos internamente e não estão disponíveis publicamente, sendo que não há números oficiais sobre a vantagem da plataforma Lunar Lake contra esses concorrentes. Já na parte de Inteligência Artificial, a Intel promete até 40% melhor desempenho no uso do Stable Diffusion 1.5 (modelo de aprendizagem para transformar texto em imagem) se comparado com o Snapdragon X Elite.

intel lunarlake performanceFonte: Divulgação/Intel - Performance Intel Lunar Lake

Na parte de energia, os produtos Lunar Lake trazem uma área aprimorada, chamada de "Advanced Low Power Island", que deve aumentar significativamente a autonomia de bateria. A Intel fala em "Eficiência Energética x86 Sem Precedentes", com alegações de consumir até 30% menos energia no comparativo com o Ryzen 7 7840U e até 20% menos do que o Snapdragon 8cx Gen 3. Esses números são frutos de testes usando o Microsoft Teams para conferências. Vale salientar que em todos os casos, a Intel ressalta que futuros testes serão necessários (uma vez que as concorrentes ainda vão lançar alguns componentes).

intel lunarlake bateriaFonte: Divulgação/Intel - Eficiência Energética Intel Lunar Lake

Conforme já mostramos em vídeo, a GPU Intel Arc (presente em processadores Intel Core Ultra de codinome Meteor Lake) é capaz de rodar games modernos e usando apenas a bateria como fonte de energia, porém, ao que tudo indica, a nova geração avança muito nesse quesito. Apesar de não divulgar testes contra produtos concorrentes, a Intel informa um salto de até 50% em performance gráfica ao comparar o novo produto com a geração atual. Este comparativo foi feito entre a CPU Intel Core Ultra 7 165U e um modelo Lunar Lake de 17 watts no benchmark 3DMark Time Spy.

Quais PCs terão Intel Lunar Lake?

Os processadores de codinome Lunar Lake vão equipar mais de 80 novos designs de laptos, de quase 20 fabricantes, oferecendo a novidade a nível global. Estes chips se destacam pelo alto desempenho no uso de recursos de IA, por exemplo, em PCs com o Copilot+ (que é o grande chamariz do Windows 11 em relação à aplicação de Inteligência Artificial no uso rotineiro do sistema operacional, em que as ferramentas funcionam de forma local e até offline com SLM - Pequenos Modelos de Linguagem).

Mais novidades sobre Intel Lunar Lake devem ser apresentadas durante a Computex 2024, que acontece no começo de junho em Taipei, Taiwan.

Veja mais notícias: Intel Lunar Lake Processador para Notebook Processador Notebooks Inteligência Artificial Computex 2024

Fonte:Intel: Processadores Lunar Lake da Intel chegam no terceiro trimestre de 2024